Blogger templates

Comunidade java aberto - Participe da nossa comunidade no facebook (clique aqui)

Visitas

sábado, 21 de julho de 2012

(Java Jr - Parte IV) - Tipos Primitivos e Variáveis

,
Olá galera, logo vamos entender a programar.

O que são Tipos Primitivos em Java?
Tipos primitivos é definição de qual tipo de dado um valor é, para entender melhor vamos demostrar.
Não vou entrar no conceito profundo no uso da memoria ram, pois não vem ao caso.

Exemplo: Quando fazemos um cálculo em uma calculadora o valor recebido pelo sistema criado que ira fazer o cálculo pode mudar de acordo com a necessidade. Por exemplo podemos fazer cálculos que não necessitam de virgula, e outros que sim, que é o caso de calcular valores decimais. Logo entendemos que há  dois tipos de valores diferentes, um que possui casas decimas e outro não;

Também podemos criar algum programa que pode entrar dados, mas não como números e sim letras (caracteres), que é o caso de receber o nome de alguém, já percebemos que já não é números.

Vemos que é o conceito de tipo primitivo é o tipo de dados que está entrando ou também saindo.

Tipos primitivos.

Inteiros: Diferem nas precisões e podem ser positivos ou negativos.
  • Byte: 1 byte.
  • Short: 2 bytes.
  • Int: 4 bytes.
  • Long: 8 bytes.
Reais em ponto flutuante (casas decimais): igual que os inteiros também diferem nas precisões e podem ser positivos ou negativos.
  • Float: 4 bytes.
  • Double: 8 bytes.
Char: Usa o código UNICODE e ocupa cada caractere 16 bits.
String: Recebe caracteres


Boolean: Não é um valor numérico, só admite os valores true ou false
* Os valores em bytes é o espaço que ocupa na memória RAM.



O que são Variáveis?

Variáveis literalmente é um espaço reservado da memória RAM que serve para armazenar um determinado valor.

As variáveis são inevitavelmente usadas em qualquer programa, pois é ela que armazena os dados de entrada ou saída.

Exemplo: Para fazer um cálculo em uma calculadora é necessário armazenar o valor que o usuário esta digitando e depois armazenar o resultado do calculo em outra variável para poder mostrar tela.

Para usar uma variável em java primeiro é necessário informar qual é o tipo primitivo dela.
Vamos criar abaixo uma classe chamada calculadora que recebe dados e informa o resultado.

public sub Calculadora {

         //abaixo vou criar 3 váriaveis do tipo float que receberão dados do tipo real.
        float valor1;
        float valor2;
        float resultado;


        Calculadora(){ //método construtor


                 //para se separar as casas decimais usa-se o ponto (.) que é o padrão americano real
                 valor1 = 2.50;
                 valor2 = 2.00;
                 resultado = valor1 + valor2;


                System.out.println(resultado); //imprime na tela o resultado da soma (4.50)
       }          
   
}




A variável resultado recebe o valor que esta na variável valor1 somando com o valor da variável valor2;

resultado = 0; //inicialmente o valor que esta na variável resultado é Zero.
0 = 2.50 + 2.00; //logicamento seria isso que o computador vai fazer.
resultado = 4.50; //resultado final

Declarando variáveis


//Tipos inteiros
int nome_variavel;
long  nome_variavel ;


//Tipos decimais
float  nome_variavel ;
double  nome_variavel ;


//Tipos caracteres
char nome_variavel;
String  nome_variavel ; //String é com letra maiúscula no inicio;


//Tipo lógico
boolean nome_variavel;

Observação: Não é possível criar variável que o nome comece com números ou espaços. E também entre o nome não pode haver espaço.

Bom pessoal é isso.

0 comentários to “(Java Jr - Parte IV) - Tipos Primitivos e Variáveis”

Postar um comentário

Insira seu comentário

 

Java Aberto Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger