Blogger templates

Comunidade java aberto - Participe da nossa comunidade no facebook (clique aqui)

Visitas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que é um EJB?

,

O que é um EJB?
Nesse artigo, veremos um pouco sobre o que é e quais são as funcionalidade de um EJB. 
É uma aplicação padrão do J2EE, conhecida como Enterprise JavaBeans (EJBs), que funciona como um container de uma aplicação Embora é possível usar o Java Standard Object, como um container de dados, usando um EJB, permite de diversas maneiras padronizar de forma simples, objetos Java dando-lhes escalabilidade, ciclo-de-vida gerenciável e gerenciamento de estado.
Beans, Clients, Containers, and Servers
Um EJB é essencialmente um componente gerenciado que é criado, controlado e destruído pelo container gereciador do J2EE, que estiver rodando. Esse controle permite que o container controlar o número de objetos EJBs existentes e recuperá-los para o uso como uma memória ou conexão com o banco de dados.
Cada container mantém um pool de instâncias prontas de EJBs, que estão prontas para ser usadas por um client. Quando um client, um browser por exemplo, requer um determinado recurso ou serviço, a instância de um EJB selecionado, será liberada.
O cliente EJB que usa a instância não precisa saber nada sobre como funciona o mesmo. Funcionando como um componente remote, provendo suporte à uma determinada regra, ou método nele implementada.
O EJB tem como pontos positivos centralizar serviços de um container, como uma segurança ao código, ao ciclo de vida enfim ao seu gerenciamento como um todo. Mas para isso o EJB deve estar em corretamente implementado com regras que permitam identificá-lo como um EJB e assim obtermos seus benefícios.
Tipo de componentes EJB
Existem 3 tipos diferentes de EJB que são configuráveis para diferentes propósitos, vejamos abaixo:
·         Session EJB—Uma sessão é usada para mapear processos. Existem 2 tipos de EJBs por sessão, 1) stateless e 2) statefull. EJBs geralmente devem representar a pura concepção da funcionalidade para que foi criado e do que é preciso.
·         Entity EJB—Uma entidade EJB mapeia uma combinação de dados e métodos associados. Uma entidade EJB são geralmente utlizados na concepção de dados-objetos que são/serão gravados em uma base dados.
·       Message-driven EJB—Um Message-driven EJB é muito parecido com o conceito do SessionEJB, mas somente é ativado quando chegam mensagens assíncronas.
Onde usá-los?
Então, dê uma olhada nisso, onde poderemos encontrar essas funcionalidades. Abaixo temos alguns exemplos:
·         Em um aplicativo Web-centric, o EJBs vai fornecer a lógica de negócio que está por trás dos componentes Web, como servlets e JSPs. Se uma aplicação Web  requer um alto nível de escalabilidade e facilidade de manutenção, uso de EJBs podem ajudar a proporcionar isso.
·         Thick client applications, Tais como aplicações Swing, podem  usar EJBs de forma semelhante às aplicações web-centric. Para compartilhar a lógica de negócios de uma forma natural entre os diferentes tipos de aplicações cliente.
·         Business-to-business (B2B) e-commerce applications, também podem tirar proveito de EJBs. Porque um e-commerce B2B freqüentemente gira em torno da integração dos processos empresariais, EJBs oferecem um local ideal para abrigar a lógica do processo de negócios.
·         Enterprise Application Integration (EAI) applications, pode incorporar EJBs para a transformação e mapeamento entre diferentes aplicações. Novamente, isso é um encapsulamento da lógica do negócio que é necessária a transferência de dados entre aplicações.
Fonte (devmedia)

0 comentários to “O que é um EJB?”

Postar um comentário

Insira seu comentário

 

Java Aberto Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger