Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas.
Da mesma forma, ao contruir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe.
O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo:
class Pedido{
//variavel local da classe
private int codigoCliente;
//metodo set
public void setCodigoCliente(int codigo){
this.codigoCliente = codigo;//altera variavel local pelo parametro vindo
}
//metodo get
public int getCodigoCliente(){
return codigoCliente;//retorna o valor do variavel local
}
}
Fonte: arquivodecodigos