Blogger templates

Comunidade java aberto - Participe da nossa comunidade no facebook (clique aqui)

Visitas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ler arquivo de Configuração (config .ini)

,

Por diversos motivos pode ser necessário ter um arquivo com parâmetros de configuração para a sua aplicação Java e esse arquivo de configuração além de ser modo texto não seria performático se fosse adotado XML. Uma opção mais viável seria a adoção de um arquivo texto com a seguinte estrutura:
identificador = valor
Com o arquivo nessa estrutura podemos utilizar o seguinte para um teste rápido (colocar o nome do arquivo de config.ini):



****** Arquivo de configurações ********
inicial=1452
final=acabou
param1=Teste de leitura
Agora com poucas linhas de código iremos ler os valores necessários e imprimir na saida (console) da IDE (no caso estou utilizando o Netbeans, mas até um bloco de notas serve):
Viu a simplicidade? Basta declar uma String com o nome e extensão do arquivo e uma variável do tipo Properties, em seguida carregas i stream utilizando o método load() e obtemos os valores por métodos getProperty().
A saída da execução do software deverá ser essa:
Iniciando processo de leitura de configurações:

1452
Teste de leitura
acabou

Finalizando leitura!
Agora a sua aplicação Java pode conter valores e demais informações de forma dinâmica, não vai ser preciso abrir o software para alterar um simples parâmetro de configuração e depois compilar tudo de novo, basta alterar o valor no arquivo de configuração e pronto.
Fonte: viamais

0 comentários to “Ler arquivo de Configuração (config .ini)”

Postar um comentário

Insira seu comentário

 

Java Aberto Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger