No artigo da semana passada vimos como montar o ambiente de desenvolvimento android. Caso seu ambiente ainda não esteja funcionando, volte lá e veja o que faltou.
Hoje iremos criar nosso primeiro projeto android – o nosso “Helloworld”.
Passo 1 – Criando o projeto no Eclipse
Abra o Eclipse, vá até File>New>Project
Na tela que aparecer, escolha “Android Project” e clique em “Next”.
Após isso, irá aparecer a tela com as configurações de seu projeto android.
Nesta tela, você precisa inserir os seguintes dados:
- Project name - É o nome do projeto no eclipse.
- Build Target – É a versão do Android para a qual o seu projeto será direcionado.
- Application name – É o nome da sua aplicação – o nome que aparecerá no telefone.
- Package name - É o package no qual serão criadas as suas classes java.
- Create Activity – Marque este checkbox e coloque um nome na caixa de texto. À frente explicarei o que é uma Activity.
Depois disso, basta clicar em “Finish”.
Passo 2 – Imprimindo um texto
Após isso, será criado um novo projeto e dentro dele, na pasta src/<nome_do_package>/ você encontrará um arquivo .java com o nome da Activity que você colocou no passo anterior.
Para fazer a sua aplicação imprimir um texto na tela, modifique este arquivo dessa forma:
- package br.com.felipesilveira.hello_world;
- import android.app.Activity;
- import android.os.Bundle;
- import android.widget.TextView;
- public class HelloWorld extends Activity {
- /** Called when the activity is first created. */
- @Override
- public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
- super.onCreate(savedInstanceState);
- TextView view = new TextView(this);
- view.setText("Hello, Android");
- setContentView(view);
- }
- }
Parte 3 – Rodando a aplicação no emulador
Para rodar nosso recém criado programa no emulador do google, vá até “Run”>Run as “Android Application”. Uma instância do emulador será criada, com o nosso “HelloWorld” rodando.
O que é uma Activity?
Neste HelloWorld tivemos contato com o primeiro elemento de um código android: A Activity.
Uma Activity é basicamente uma classe gerenciadora de UI (Interface com o usuário). Todo aplicativo android começa por uma Activity. Para saber mais, veja a documentação da classeActivity. Nos próximos artigos falaremos bastante sobre ela, suas características, seu ciclo de vida e como manipulá-la corretamente.
DICA: Além de rodar a aplicação, você pode explorar um pouco o emulador, para conhecer o sistema operacional Android, caso ainda não conheça. Durante o desenvolvimento, o emulador será seu melhor amigo, então essa é a oportunidade para conhecê-lo bem.
Fonte(felipsilveira)