Blogger templates

Comunidade java aberto - Participe da nossa comunidade no facebook (clique aqui)

Visitas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

(Java Jr - Parte XIV) - Parâmetros com retorno

,

Olá galera do java aberto, estamos terminando a saga de tutoriais para Java Júnior e logo vamos criar uma nova categoria para java para web que é mais avançado.

Nesse tutorial vamos aprender a como usar métodos com retorno, que nada mais é que retornar um valor após executar um método.

Vamos lá.

Vamos apresentar o seguinte desafio.

Crie uma calculadora que tenham as quatros operações básicas, e também uma função para que calcule a tabuada de um número informado, podendo escolher duas maneiras para apresentar o resultado como de ordem crescente e decrescente.

Entendendo a lógica, sempre quando formos fazer um exercício ou programar, nós temos que dividir o que devemos fazer, isso também serve para matemática.

1ª Parte: Temos que criar quatro funções, que são as funções de somar, subtrair, multiplicar e dividir.
2ª Parte: Criar uma função para calcular uma tabuada de ordem crescente e decrescente.

No artigo anterior nós aprendemos a como utilizar parâmetros, mas do modo normal, agora vamos usar de um modo diferente, vamos retornar um valor e também utilizar um método que seja dinâmico.

Vamos pensar
Será que podemos criar um método que chame outro método? Como?
Será que podemos criar um método somente que faça tudo isso? Como?
Será que podemos criar um método que chame outro método para calcular funções básicas e outro para calcular a tabuada? Como?

Sim, é possível fazer isso de muitas outras maneiras, isso fica a critério do programador, mas nesse tutorial eu vou usar o segundo exemplo um método que faça tudo, ou seja, ele tem quer dinâmico.

Lembrando, que deixei um pouco mais complicado, pois misturei vários assuntos da programação, como estrutura de repetição FOR e VETOR, então quem não entende um pouco vai ter que estudar, fiz de propósito para poder forçar você a estudar um pouquinho mais.

Quem trabalha com Web ou pretende, parâmetros com retorno, junto com estrutura de repetição, é de lei aprender sem dúvida, trabalho com web e desktop, na web utiliza-se muito, pois deixa menos código e é mais fácil dar manutenção é só entender. Para os iniciantes não vai ser um pouco fácil, mas nada que algumas horinhas de estudo não posso ajudar.

Abaixo segue a classe principal e logo depois a classe que vai servir como molde para o objeto para poder fazer esses calculos.



Classe para calculo




0 comentários to “(Java Jr - Parte XIV) - Parâmetros com retorno”

Postar um comentário

Insira seu comentário

 

Java Aberto Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger