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sábado, 21 de julho de 2012

(Java Jr - Parte III ) - Classes, Atributos e Métodos

,
Olá galera do java aberto, vamos abordar nesse artigo o conceito de classes e atributos. Vamos lá.

O que é uma classe?


Classe não é um objeto, mas sim um modelo ou uma especificação que define um determinado objeto.
Como foi explicado no nosso artigo anterior sobre o conceito de orientação a objetos, um objeto é a simulação de algo real.

Uma classe é usada para definir as especificação de um objeto, dando-lhe propriedades e ações.

Exemplo: Um objeto carro tem várias propriedades e também contém vários tipos de ações. Como:

Propriedades / Atributos.
  • Cor
  • Altura
  • Largura
  • Comprimento
  • Velocidade Máxima
Ações / Métodos
  • Acelerar
  • Parar
  • Virar
Entendendo melhor atributos são as propriedades que podem ser atribuídas por algo em um objeto.
Os métodos são ações que alguém ou algo que pode manipular em um determinado objeto

Criando uma classe.


public class Carro{

           
 //Atributos que um carro pode conter
            String cor;
            float altura;
            float largura;
            float comprimento;
            float velocidade_máxima;
            
            //Método construtor
            public Carro(){
            
            }

            //Métodos ou ação que o carro vai ter
            public void acelerar(){
                        
//bloco de código que ira fazer o carro acelerar
            }

             public  void parar(){
                        //bloco de código que ira fazer o carro parar
            }

            public  void virar_esquerda(){
                        //bloco de código que ira fazer o carro virar a esquerda
            }

           public  void virar_direita(){
                        //bloco de código que ira fazer o carro virar a direita
            }

}


Para entender melhor o código acima o conceito de Tipos primitivos e Variáveis vai ajudar
Bom pessoal foi um resumão bem simples, do que é uma classe, atributo e métodos, nos próximos artigos vamos abordar a programação que fará que um objeto criado por nós funcione no nosso projeto.

Método Construtor

Para conseguirmos utilizar a classe, ele obrigatoriamente deve ter um método construtor.
Ele é criado com o mesmo nome da classe, ele serve para que um objeto possa ser construído todas vez que for usada como molde essa classe.

Obs.: Toda vez que um objeto é criado, todo o bloco de código que estiver dentro do método construtor é executado automaticamente.


Para o funcionamento, vamos abordar a criação de um objeto, encapsulamento para um objeto receber os valores de uma propriedade.

1 comentários:

  • 2 de setembro de 2018 14:27
    FrontEnders says:

    Excelente explicação. Obrigado

    delete

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