Olá galera.
Vamos aprender nesse artigo sobre instanciação.
O que é Instanciação?
Pesquisei no dicionário sobre essa palavra para melhor explicar adequando na programação e acabei encontrando esse significado.
//Atributos que um carro pode conter
}
Vamos aprender nesse artigo sobre instanciação.
O que é Instanciação?
Pesquisei no dicionário sobre essa palavra para melhor explicar adequando na programação e acabei encontrando esse significado.
- v. tr.
- 1. Fornecer a instância concreta de alguma coisa.
- 2. [
Informática ] Em programação, criar uma instância concreta, um de determinada classe.objecto
Vamos ao ponto.
É você criar uma ocorrência. Quando nós criamos a classe Carro no artigo anterior com métodos e propriedades, nós só criamos um molde para o objeto, alias uma ideia apenas, mas para usar é necessário instanciar ou seja criar um objeto com aquele molde que é a classe.
Sempre que criamos um objeto é necessário reservar espaço na memória para que seja usado sem problemas.
Como criar/instanciar um objeto?
Quem faz esse papel, é o operador new.
Quem faz esse papel, é o operador new.
Ele serve para reservar um espaço suficiente na memória para o uso do objeto e também criar automaticamente uma referencia para o objeto.
Criando um objeto
Essa é nossa classe que é o molde do nosso objeto.
public class Carro{
//Atributos que um carro pode conter
String cor;
float altura;
float largura;
float altura;
float largura;
float comprimento;
float velocidade_máxima;
//Método construtor
public Carro(){
}
//Métodos ou ação que o carro vai ter
public void acelerar(){
//bloco de código que ira fazer o carro acelerar
//bloco de código que ira fazer o carro acelerar
}
public void parar(){
//bloco de código que ira fazer o carro parar
}
public void virar_esquerda(){
//bloco de código que ira fazer o carro virar a esquerda
}
public void virar_direita(){
//bloco de código que ira fazer o carro virar a direita
}
}
Agora vamos criar o objeto carro para poder funcionar.
Antes de tudo, existe um padrão para instanciar algo.
Primeiro vem o nome da classe + nome do objeto + operador new + metodo construtor da classe.
Primeiro vem o nome da classe + nome do objeto + operador new + metodo construtor da classe.
Carro objCarro = new Carro();
Agora podemos usar esse objeto referenciando ele, e acionando seus métodos.
objCarro.parar();
objCarro.virar_esquerda();
objCarro.virar_direita();
objCarro.acelerar();
//A referencia é nome do objeto
//O método é aquele que foi construído dentro da classe.
Bom tentei resumir ;]