Blogger templates

Comunidade java aberto - Participe da nossa comunidade no facebook (clique aqui)

Visitas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Uso do MySQL através do DB Designer

,

Uso do MySQL através do DB Designer

O DB Designer permite conectar com o banco de dados e, a partir dele, acessar os dados através das tabelas do modelo. É permitido também o sincronismo do modelo com o banco de dados, isto é, toda alteração feita no modelo é aplicada no banco de dados sem necessidade de geração de Script. Outra funcionalidade é a opção de fazer a engenharia reversa do banco de dados para o modelo. O uso desta opção não leva os relacionamentos entre tabelas, mas somente as tabelas. Outra facilidade da ferramenta é a geração de script para criação do banco de dados de forma automática.
A comunicação entre o DB_Designer e o MySQL para sincronismo, engenharia reversa e simples conexão é feita por intermédio de ODBC criado conforme a Figura 1. Nessa tela deve-se informar: nome do ODBC criado em Data Surce Name, nome do servidor, ou endereço IP em Serve, nome do usuário no MySQL em User, senha do usuário no MySQL em Password. Com esses parâmetros a opção de seleção do banco de dados fica disponível em Database e após as definições pode-se fazer teste de comunicação através do botão "Test".
Figura 1Figura 1.
Após a criação do ODBC é necessário que se defina, no DB_Designer, o link com o banco de dados a ser utilizado, conforme a Figura 2.
Figura 2.
Com a conexão estabelecida pode-se trabalhar com o DB_Designer e acessar o que for necessário no banco de dados, no MySQL, referente ao modelo de dados em uso.
Existem várias formas de acessar os dados em uma tabela a partir do DB Designer. Duas delas são: # clica-se com o botão da direita do mouse em cima do desenho da tabela e seleciona-se a opção "Edit Table Data". Os dados da tabela serão exibidos conforme a Figura 3. Nesta tela pode-se adicionar novas linha, excluir linhas ou alterar conteúdo de linhas da tabela. # na tela principal do DB_Designer, através da opção "Display/Query Mode", pode-se desenvolver comando na linguagem SQL e ter seu resultado ao lado, conforme a figura 4.
Figura 3Figura 3.
Figura 4Figura 4.
Se não for de interesse do projetista do banco de dados escrever o comando em linguagem SQL, o DB Designer disponibiliza uma outra opção que funciona com o uso do botão da direita do mouse em cima da tabela desejada e um pequeno arrasto para baixo. Aparecerão as opções de comandos de seleção de dados, inclusão, alteração e join entre tabelas. O DB Designer escreve o básico da estrutura e o técnico completa com os parâmetros necessários a complementação do comando.
O sincronismo entre o modelo de dados e o banco de dados é feito através da opção "Database/Database Synchronisation" da tela principal do DB Designer ou com o uso de um botão "Sync" na parte inferior da paleta de ferramentas, na parte esquerda da tela. Ele só é ativado através de ODBC e, quando executado, Figura 5, faz com que o banco de dados passe a ter a mesma estrutura física do modelo de dados conservando os dados existentes no banco de dados. Seu processo é feito de forma que o DB Designer compare a estrutura da tabela do modelo de dados com a do banco de dados e quando exista diferença entre elas seja executado um "Alter Table" no banco de dados para colocar a estrutura alterada.
Figura 5.Figura 5.
Acredito que muita gente não utiliza o DB Designer na sua potencialidade e deixa de tirar vantagens do software. Com o presente artigo muito DBA que perde um tempo enorme saindo de uma ferramenta para outra poderá tirar proveito das vantagens apresentadas e ganhar um tempo significativo.

Fonte: imasters

0 comentários to “Uso do MySQL através do DB Designer”

Postar um comentário

Insira seu comentário

 

Java Aberto Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger